Laboratório de práticas corporais: inclusão escolar a partir da ampliação do “se-movimentar” humano no Campus Osório


Resumo: Introdução: trata-se de um projeto que oferece aos estudantes dos cursos do Ensino Médio Integrado, espaço e tempo institucionalizado para que possam conhecer, aprender, experienciar, apreciar e (re)significar diferentes práticas corporais sistematizadas, compreendendo-as como produções culturais dinâmicas, diversificadas e contraditórias. Se justifica na medida que adota, como pressuposto teórico-metodológico e político, que o aluno tem o direito de aprender e os professores (a escola) o dever de contribuir para essa aprendizagem (ensino). Também, que o conhecimento, em qualquer área, é elemento fundamental para que o sujeito consiga perceber o mundo e perceber-se. Sua origem orgânica se encontra na identificação de expressivas lacunas de aprendizagem e compreensão das práticas corporais - conteúdos da Educação Física escolar -, nos alunos ingressantes na instituição. Tais lacunas reduzem as possibilidades de inclusão e de socialização desses alunos no campus. Objetivos: assim, dentre seus principais objetivos destaca-se: possibilitar aos estudantes compreender e utilizar as práticas corporais sistematizadas para acesso a outras culturas, como uma forma de refletir sobre a própria cultura; fortalecer as relações de pertencimento e valorizar a pluralidade sociocultural. Metodologia: para consecução de seus objetivos desenvolve oficinas semanais de vôlei, de futsal, de basquete, de lutas, de xadrez e de matpilates direcionadas a todos os alunos do Ensino Médio Integrado, porém, com ênfase nos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e de socialização na instituição. Está previsto, ainda, oficinas de ritmo e de práticas não hegemônicas, como de skate e de tiro com arco. Resultados parciais: com uma média de 25 alunos por oficina, e dada a regularidade, o interesse e a alegria estampada no rosto dos estudantes, acredita-se que os objetivos estão sendo alcançados. Considerações finais: entende-se que as experiências propiciadas pelas oficinas são humanizadoras e corroboram para a aproximação entre os alunos e a instituição, valorizando o sentimento de pertencimento. Avalia-se, dessa forma, que o projeto contribui com os esforços empreendidos por todo o IFRS no que diz respeito a permanência e êxito dos alunos. Palavras-chave – Aprendizagem, Práticas Corporais, Educação Física Escolar, Socialização, Inclusão Escolar.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: