A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM SERVIÇO: UMA RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO E A ANTROPOLOGIA


Resumo: Este relato de pesquisa inscreve-se na área de formação docente, em especial na formação continuada/permanente realizada no contexto da atuação na Educação Infantil. O objetivo deste trabalho foi compreender como a supervisão escolar pode fomentar um espaço que atendeu as demandas e as necessidades de formação continuada da rede pública de ensino de Capão da Canoa-RS, a partir da socialização de uma experiência em uma escola de Educação Infantil. Para atender o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, tendo como perspectiva orientadora a pesquisa-ação, pois é uma das muitas diferentes formas de investigação-ação, a qual é definida como toda tentativa continuada, sistemática e empiricamente fundamentada de aprimorar uma prática. Nesse sentido acreditamos na experiência de formação continuada que acontece “no lócus do próprio trabalho cotidiano, de maneira contínua, sem lapsos, sem interrupções, uma verdadeira prática social de educação mobilizadora de todas as possibilidades e de todos os saberes profissionais” (MARIN, 1995, p. 18) e o articulador desse processo foi o supervisor escolar. Nossa intenção foi criar um espaço de debate e estudo no qual todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem construíssem conhecimentos que fossem importantes para o trabalho pedagógico. Entretanto, percebemos que a efetivação de um momento de escuta – por parte da supervisão escolar – e de construção de conhecimento- por parte de todos os envolvidos –criou uma comunidade aprendente. Esse momento possibilitou a constituição de um contexto de múltiplas aprendizagens, no qual favoreceu o desabrochar das capacidades e das competências, além de fomentar atitudes responsáveis perante o outro, a crítica do próprio pensamento e a construção de um pacto coletivamente assumido. Desta forma, assumimos que o desenvolvimento profissional é uma articulação entre a formação inicial e a formação em serviço, em uma perspectiva de aprendizagem ao longo da vida (NÓVOA, 2009). Criamos, diferentes espaços de escuta sensível e colaborativo, no qual houve a oportunidade de interagirmos, conhecendo melhor cada professora – seu “ethos” e “visões de mundo” (GEERTZ, 1989). Assim, coube à supervisão escolar a tarefa de acolher a comunidade, escutar os envolvidos e transformar as instituições educacionais em espaços privilegiados de formação (NÓVOA, 2009).

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Integrantes: