A UTILIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO INSTITUTO FEDERAL RIO GRANDE DO SUL: SUBSÍDIOS PARA PENSAR A LÓGICA UTILITARISTA A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DO BUEN VIVIR


Resumo: Introdução: este estudo parte da premissa que a Educação Física (EF) no Ensino Médio Integrado, nos Institutos Federais de Educação, é um componente curricular cuja utilidade pode estar relacionada com a resistência à lógica utilitarista. Se justifica na medida que lembra que outras dimensões da vida humana devem ser priorizadas na escola para além da dimensão utilitária. Objetiva, então, identificar subsídios para pensar a utilidade da EF nos currículos do Ensino Médio Integrado (EMI) no Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS) a partir dos princípios do Buen Vivir e dos saberes dos povos originários latino-americanos. Metodologicamente se trata de um estudo bibliográfico que adota o interculturalismo como ferramenta para ampliar o horizonte interpretativo. Resultados parciais: dentre os subsídios até o momento identificados, destaca-se a possibilidade de a EF ser pensada como um lugar em que se possa experimentar a existência para além do sentido utilitário da vida. Um lugar onde a lógica da mercadoria não faz sentido; onde o corpo não é visto de modo singularizado e individualizado; ou ainda, apenas como uma embalagem ou instrumento de trabalho. Considerações finais: avalia-se que a perspectiva do Buen Vivir, tanto quanto outros elementos da cultura dos povos originários latino-americanos, oferece significativos subsídios para se refletir sobre a invasão da lógica utilitária nas instituições escolares, em geral, e sobre a utilidade da EF no EMI no IFRS, em específico. Palavras-chave: Educação Física Escolar; Lógica utilitarista; Buen Vivir; Saberes tradicionais. Autora: Maria Eduarda Barcella de Menezes Orientador: Marlon André da Silva

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Integrantes: