SIMULAÇÕES INFLUENCIADAS PELOS MODELOS DAS NAÇÕES UNIDAS NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM O TÉCNICO


Resumo: Desde o ano de 2017, o projeto “IFMUNdi: promovendo debates e produzindo conhecimento” promove exercícios de simulação de atividades de órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU) - as quais são reconhecidas por seu papel na educação em direitos humanos - e do poder legislativo brasileiro. Nessas simulações, os estudantes participantes (no geral matriculados no ensino médio integrado com o técnico) representam o papel de diplomatas, senadores, deputados e jornalistas, em rodadas de debates e negociação pautadas nos direitos humanos. As simulações promovem o conhecimento de temáticas importantes no cenário sociopolítico, incentivando a construção democrática de estratégias para a solução de problemáticas atuais ou históricas. Também possibilitam a integração entre teoria e prática, proporcionando aos estudantes a oportunidade de conhecerem e se engajarem em processos de tomada de decisão e exercitarem a capacidade de boa argumentação e o senso crítico. O IFMUNdi possui uma equipe executora - “secretariado” - formada por estudantes bolsistas e voluntários e coordenada por docentes do Campus Osório do IFRS. O secretariado tem como função articular os discentes, estudar, produzir materiais (como o Guia de Regras, o Guia de Estudos e as Cartas de Posicionamento), fomentar espaços formativos para mobilizar e preparar os estudantes para as simulações e organizar, anualmente, pelo menos duas simulações, sendo uma centrada em temática global (simulando um fórum da ONU) e a outra em questões locais (representando órgãos nacionais como o Senado, a Câmara dos Deputados ou o Congresso). Durante a pandemia da Covid-19, o IFMUNdi adaptou-se às exigências de distanciamento físico e passou a ganhar o formato também de projeto de extensão. Nesse sentido, promoveu palestras e simulações no formato remoto, alcançando participantes das cinco regiões do país. Esses estudantes, ao avaliarem o evento, destacaram-no como uma vivência marcante. De forma geral, é possível indicar que o projeto vem cumprindo seus objetivos: ampliação do repertório, participação em atividades de negociação e de pesquisa, entre outros aspectos que, apesar das adaptações e dificuldades, majoritariamente impostas pelo período pandêmico, atingiu resultados positivos.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Sim

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: