O Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Ciências Exatas: ações didático-pedagógicas desenvolvidas na Universidade Federal do Rio Grande


Resumo: O presente trabalho tem por objetivo evidenciar as ações desenvolvidas no Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Ciências Exatas - LEACE, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Campus Santo Antônio da Patrulha, entre os anos de 2021 e 2022. Tais atividades foram realizadas de forma remota, tendo em vista o período de Pandemia. Com o intuito de oferecer recursos, estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem aos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas e também aos professores da Educação Básica, o LEACE é um projeto de ensino que visa promover um ambiente/espaço para estudos, planejamento, pesquisa e acervo de materiais didáticos-pedagógicos para as disciplinas das três ênfases do Curso, a saber: Física, Matemática e Química e mais especificamente, para as disciplinas voltadas à área da Educação, tais como: Organização Escolar e Trabalho Docente; Oficinas em Ciências Exatas I e II, Tutorias I e II, Estágios I e II e Didática. As ações do LEACE se fizeram ainda mais necessárias devido ao momento específico envolvendo a demanda por novas formas de exercer o ensino e a aprendizagem na circunstância da Pandemia da Covid-19. Tendo em vista estes fatores e buscando desenvolver propostas que fossem coerentes para os discentes e professores, as seguintes ações foram realizadas: Monitorias; Disponibilização de Referenciais Teóricos; Divulgação de Documentação Pedagógica; atualização e manutenção do Site LEACE; Oficinas Complementares ao curso. Para o desenvolvimento de tais atividades, o projeto contou com a carga horária semanal de 12 horas. Considerando o momento atípico ao qual estivemos sujeitos e também o retorno das ações presenciais após uma circunstância composta de inúmeros contratempos, o LEACE possibilitou que os estudantes do Curso pudessem ser amparados e orientados no espaço da Universidade, visto que o fato de as atividades acadêmicas não serem presenciais fez com que muitos vínculos fossem interrompidos. Ademais, o laboratório teve por finalidade, neste período, contribuir para o estreitamento dos diálogos entre os próprios estudantes e entre estes e os professores, bem como maior suporte didático e pedagógico aos mesmos.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: