O currículo na Educação Infantil pautado em datas comemorativas: invisibilidades da cultura local


Resumo: O currículo na Educação Infantil ainda permanece como um campo rico de discussões, em especial, no que tange às experiências e propostas que as crianças pequenas e bem pequenas vivenciam no cotidiano escolar. Portanto, este resumo se refere a um recorte da dissertação de Mestrado em Educação que objetiva discutir sobre a invisibilidade da cultura local no currículo da Educação Infantil. A proposta desta discussão vem ao encontro da parte diversificada apontada na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular Gaúcho, no qual evidencia que o currículo deve ser permeado de experiências que possibilitem às crianças a produção de suas culturas. Durante as análises das falas das professoras entrevistadas durante a pesquisa, vislumbramos que o currículo pautado em datas comemorativas ocorre de forma reprodutiva ano após ano e de que a cultura local passa a ser algo invisibilizado no cotidiano escolar. Foi através de grupos focais que foram produzidas informações descritas em um diário de campo, acerca de práticas pedagógicas que pouco ou até mesmo excluem o saber local da comunidade a qual as crianças pertencem, do patrimônio cultural daquela dada localidade em que cada escola está localizada. As discussões elencadas durante as análises corroboram com problemas evidenciados em uma cultura do consumismo que valoriza a produção de presentes e lembranças, assim como a dificuldade das famílias em reconhecer como significativos os eixos estruturantes da Educação Infantil como a interação e as brincadeiras e na predileção por propostas pedagógicas que culminem em uma produção concreta em detrimento do processo vivenciado pela criança durante as experiências e vivências. Chegando a conclusão de que muitas formações de professores da Educação Infantil são pautadas em modelos homogeneizantes, moldes prescritivos ou livros didáticos de como deve ser este cotidiano ou estas práticas pedagógicas com crianças descartando a cultura local da comunidade na qual a escola está inserida e as particularidades de cada criança.

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Integrantes: