O ESTUDANTE DA EJA COMO PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: deslocamentos possíveis no discurso pedagógico metálico a partir do uso de metodologias signific(ativas)


Resumo: Trata-se de uma pesquisa de mestrado junto ao Programa Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, sobre o protagonismo do estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na aprendizagem da Língua Portuguesa a partir do uso de metodologias signific(ativas) mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Diante do contexto pós-pandêmico, em que se romperam as fronteiras físicas na escola, foram descortinados cenários de inúmeras possibilidades de práticas leitoras e de produção textual. Sobre estas, percebeu-se deslocamentos no discurso pedagógico oficial devido à matéria significante do digital, em razão dos gestos de interpretação e, por conseguinte, da inversão nas posições-sujeito (professor e estudante) no processo de significação e na circulação dos sentidos, que mobilizaram sentidos outros durante a interação discursiva. Dessa maneira, definiu-se o seguinte problema de pesquisa: quais deslocamentos discursivos são possíveis nessa interação, com projeção de práticas pedagógicas autônomas e emancipatórias, a partir do construto de hiperleitores na EJA, no contexto da educação básica, em uma escola da rede pública estadual no município de Montenegro? Logo, objetiva-se analisar o funcionamento discursivo das posições assumidas durante a interação dos sujeitos, diante do denominado discurso pedagógico metálico, no decorrer das mediações didático-pedagógicas com o uso das metodologias signific(ativas) em aulas síncronas aos estudantes da EJA. Esta investigação será de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, sendo a primeira bibliográfica e documental e, a segunda, conduzida por orientações da pesquisa-ação educacional, especialmente com base em Thiollent (2011) e Tripp (2005), em um processo de metarreflexão. Os dados produzidos serão analisados à luz dos referenciais teóricos e analíticos da Análise do Discurso originária de Michel Pêcheux, com base em Orlandi (2012), Pêcheux (2014) e Maingueneau (2005). Por fim, elaborar-se-á um produto educacional na categoria material textual (e-book) para o público docente no intuito de se levar aos fundamentos do tema, trazendo conceitos, considerações e dados que emergem do problema da pesquisa, logo, mobilizando, também, reflexões sobre a prática pedagógica necessária em relação às metodologias ativas disponibilizadas a partir das TDIC.

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: