Letramentos, literatura e fruição: algumas reflexões


Resumo: O presente trabalho tem como objeto o pensar sobre as relações entre letramentos e ensino, com foco especial no letramento literário e em seus desdobramentos para a formação de leitores. Como futuras profissionais da área de Letras, interessadas em pensar em aulas de literatura cativantes e contextualizadas, iniciamos a pesquisa sobre o conceito de letramento, sua importância e suas possíveis segmentações. Em meados da década de 1980, em países afastados geográfica e socialmente, começaram a ser discutidos e concebidos conceitos muito semelhantes, a partir da necessidade de se diferenciar o que estava ocorrendo ou que deveria ocorrer do processo denominado alfabetização. No Brasil, surge então o termo letramento, assim como na França, ilettrisme, e, nos Estados Unidos e Inglaterra, o conceito de literacy, apesar de este já estar dicionarizado desde do século XIX. Para a compreensão do termo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com a produção teórico-crítica de diferentes pensadores que refletem sobre a temática. O letramento, conforme Souza e Cosson (2011), engloba os usos da escrita na sociedade, não somente os atos de ler e escrever, mas as maneiras com que a escrita é usada para dizer e dar forma ao mundo. Assim, ao longo da seleção teórico-crítica, procuramos pensar o letramento literário pela perspectiva dos diferentes letramentos, em suas relações com a formação de leitores e a fruição estética. Dentre os resultados esperados, almejamos, a partir dos conceitos estudados, realizar uma análise documental de contextos educacionais, para que possamos investigar os desafios e as possibilidades ao ensino de literatura no ensino médio.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: