Mobeybou: um estudo investigativo da leitura de texto multimodal em língua inglesa com crianças nos anos iniciais de ensino


Resumo: As tecnologias estão cada vez mais presentes no contexto educacional. É necessário, pois, para acompanhar essa nova realidade, que novos recursos tecnológicos passem a ser usados para renovar, aprimorar e qualificar as práticas pedagógicas. Consequentemente, justifica-se desenvolver materiais e ferramentas estruturadas, bem como realizar pesquisas que se proponham a investigar o papel da tecnologia no processo de construção da aprendizagem desde os anos iniciais de ensino. Partindo dessa reflexão, elaboramos um projeto de leitura em língua inglesa para crianças, utilizando como ferramenta o Mobeybou-Brazil (versão em inglês e português), que é fundamentado na teoria do multiletramento com foco na multiculturalidade. O aplicativo foi criado pela Universidade do Minho/ Portugal para desenvolver as habilidades narrativas e de leitura em crianças nos primeiros anos escolares através da multimodalidade textual. Nosso trabalho tem por objetivo construir e testar propostas didáticas de leitura em língua inglesa com texto multimodal. Para tanto, organizamos o trabalho nas seguintes etapas metodológicas: revisão bibliográfica acerca dos conceitos de multiletramento, multimodalidade e multiculturalidade; estudo de metodologias para o ensino de línguas; análise do conteúdo e dos recursos do aplicativo, bem como dos princípios que norteiam o seu funcionamento; elaboração de atividades de leitura com base na utilização do aplicativo; aplicação de um planejamento elaborado a partir das atividades de leitura; análise dos resultados da aplicação. O projeto foi executado em uma turma composta por sete alunos (entre 9 e 10 anos) em uma instituição privada de ensino de inglês, no período de novembro a dezembro de 2021. As atividades didáticas foram divididas em três sessões: pré-leitura, leitura e pós-leitura, sendo realizadas em 3 aulas (aproximadamente 50 minutos cada). A partir da análise do material fornecido pelo professor (vídeos, áudios e produções), constatamos que os estudantes interagiram com o aplicativo de forma dinâmica e significativa, ampliando o conhecimento de língua inglesa e de alguns elementos da cultura brasileira. Considerando a resposta positiva dos estudantes, entendemos que as oportunidades contextualizadas de aprendizado com uso efetivo de tecnologia e ênfase em aspectos culturais podem contribuir para o desenvolvimento de suas competências narrativas, sociais, linguísticas e cognitivas.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: