O ENSINO DE LÍNGUAS ATRAVÉS DE TEXTOS DIGITAIS E MULTIMODAIS: propostas didáticas a partir dos materiais desenvolvidos pelo Mobeybou


Resumo: O presente projeto nasce da parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e a Universidade do Minho, Portugal, no desenvolvimento do projeto Mobeybou - Moving Beyond Boundaries - Desenhando a Aprendizagem das Narrativas na Era Digital. Tal projeto dedica-se à produção de materiais digitais para o ensino fundamental com foco no desenvolvimento de competências narrativas, digitais e multimodais e no diálogo intercultural, bem como ocupa-se da investigação do seu uso. Com o objetivo de propiciar aos licenciandos em Letras oportunidades de ampliação do conhecimento sobre essas competências, o IFRS campus Osório se insere nesse contexto de cooperação através da proposição de estudos fundamentados na teoria dos multiletramentos, a qual preconiza que o foco do ensino de leitura e escrita deve ser o texto multimodal. Partindo desse pressuposto, são objetivos deste projeto: a) caracterizar os recursos digitais e multimodais imbricados nos materiais; b) identificar as competências linguísticas e de conteúdos que possam ser desenvolvidos; c) desenvolver propostas pedagógicas que envolvam os materiais estudados; d) elaborar novos materiais didáticos alinhados às análises desenvolvidas. O trabalho se justifica, pois, além da necessidade de desenvolver materiais, recursos e ferramentas voltados à educação, ainda é preciso que existam estudos que investiguem o papel da tecnologia na construção das aprendizagens. Desse modo, as etapas metodológicas do presente estudo são: revisão bibliográfica; descrição e análise do conteúdo e dos recursos do aplicativo Mobeybou Brasil; elaboração de um guia para exploração do aplicativo; organização de oficinas para os licenciandos em Letras do IFRS campus Osório, com discussões sobre propostas didáticas focadas no uso de textos multimodais a partir da utilização do Mobeybou; e produção de material didático para trabalho com textos digitais e multimodais nas aulas de inglês e português. Como resultados parciais, elaboramos uma proposta de atividade de pré-leitura partindo de um texto multimodal. A próxima etapa do projeto consiste na elaboração de um guia de uso do aplicativo direcionado para professores, realização de oficinas para uso do Mobeybou e discussão sobre propostas didáticas focadas nos multiletramentos.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: