Boletins informativos em Educação Profissional e Tecnológica – o caso do IFRS (2009-2012)


Resumo: Os Institutos Federais constituíram um modelo original de educação profissional e tecnológica (EPT), superando uma educação meramente tecnicista e propedêutica, contribuindo para a formação de um indivíduo capacitado a intervir em favor do desenvolvimento de sua comunidade, a partir do seu trabalho e da sua consciência crítica cidadã. No entanto, investigar essa afirmação leva a identificar um processo mais complexo de formação de identidade, identificável pelas diferentes culturas escolares existentes nas instituições que deram origem aos novos institutos federais. Uma fonte para apreender essas permanências e mudanças, sem dúvida, são os boletins informativos concebidos por estas instituições. Importantes fontes de comunicação à comunidade interna (professores/estudantes/técnicos) e externa, elas contribuem para compreender as ações desenvolvidas pelas instituições em seus diferentes campi. Nosso estudo, vinculado ao projeto “O processo de formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma memória oral de seus protagonistas” visa discutir esses documentos informativos a partir do caso do IFRS, originado pela Lei 11.892/2008, junto com outros 37 institutos. Foram levantados nove boletins institucionais criados pelos setores de comunicação das unidades do IFRS entre 2009 e 2012. Embora boa parte tivesse uma breve existência, eles permitem compreender o quanto o IFRS buscou disseminar os novos valores institucionais a partir de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, exemplificado pela busca por uma inserção na comunidade através de projetos. Como pesquisa em curso, é possível apontar culturas escolares preexistentes, identificáveis pelo uso de termos considerados inadequados aos novos preceitos, como a preocupação para preparação ao “mercado de trabalho”, o que pode contrapor os testemunhos orais daqueles que idealizaram o IFRS e uma nova EPT.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Integrantes: